Páginas

Pesquisar este blog


08/11/21

Os 9 eletrodomésticos que mais consomem energia na sua cozinha

 


Cada eletrodoméstico pertence a uma classe energética, representada por letras e cores (A - B - C - D - E etc.) e estampada em etiquetas adesivas que estão sempre presentes nos novos eletrodomésticos que vemos nas lojas.

Claro que se um aparelho pertencer à classe alta (a melhor é A, o pior é G) vai consumir menos, vice-versa se pertencer à classe média-baixa terá um consumo superior. Por isso, também é importante avaliar a classe energética na hora de comprar um eletrodoméstico.

Quanto aos eletrodomésticos que já temos em casa, é importante saber quais consomem mais. Salientamos que as informações de consumo são medianas e variam de marca para marca e também da potência de cada produto em si: 


Escolha sempre um mixer que tenha pelo menos 400W, para que seja eficaz e possa fazer o seu trabalho rapidamente

Consumo: cerca de 0,30 kWh/hora.


O processador é mais dispendioso que o liquidificador porque tem uma maior potência. Considere ter os dois em casa, usando o de menos consumo sempre que se adaptar à sua receita.

Consumo: cerca de 0,42 kWh/hora.


A Thermomix faz muitas coisas: mistura, cozinha e alterna diferentes métodos de cozimento e temperaturas dependendo do que escolhemos para cozinhar. E essa escolha obviamente também influencia o consumo. Em média pode-se considerar um consumo de 0,5 kWh mas este valor pode aumentar ou diminuir em função da preparação.


Uma fritadeira sem óleo de 2 litros consome tanto quanto um processador de alimentos: cerca de 0,90 kWh/hora. Por ser projetada para funcionar rapidamente, cada preparação leva entre 20 e 30 minutos.


Em média, um micro-ondas padrão consome 1,39 kWh/hora para potência média. Os tempos de cozimento rápidos permitem a contenção de custos.


As melhores máquinas de lavar louça, ou seja, as que pertencem à classe A, consomem cerca de 1,54 kWh/hora. No entanto, você pode economizar dinheiro escolhendo programas sem secagem.

E lembre-se, ela vai te fazer economizar muita água já que ela gasta entre  e  litros por lavagem e você vai gastar quase o dobro para a mesma louça lavada na pia.


O forno Elétrico é o segundo aparelho a consumir mais energia: cerca de 1,60 kWh/hora.

Faça as contas e use-o com inteligência, principalmente se você tiver um forno a gás grande, o elétrico pode ser bem mais interessante dependendo do que você for preparar! 


Aqui está o pior eletrodoméstico a Churrasqueira Elétrica, ela é de fato a maior fonte de consumo de eletricidade: cerca de 3,00 kWh/hora.

Considerando que os preparos são frequentemente longos, o efeito na conta será provavelmente que seja pesado. Por isso preste atenção ao que decide cozinhar e, mesmo apesar da praticidade, saiba sempre escolher o método de cozimento correto e otimize o trabalho, nada de deixá-la ligado enquanto tempera uma carne, por exemplo.


GELADEIRA Ela não é o produto que mais consome na sua cozinha, mas o fato de ficar ligada 24 horas por dia, acaba gerando um grande peso na sua conta de eletricidade! Um refrigerador de classe A bem econômico consome cerca de 40 Kwh/mês, enquanto um refrigerador normal, cerca de 60 kWh/mês. 

Este é realmente um eletrodoméstico que você tem que pensar na hora de comprar, o barato pode sair muito caro, na hora de pagar a conta de eletricidade!

Fonte dos valores médios de consumo: http://www.procelinfo.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário