Páginas

Pesquisar este blog


11/12/21

 

SETOR DE CULTURA DE PRESIDENTE VENCESLAU ANUNCIA IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA DE INCENTIVO À LEITURA

20211210_110133.jpg

O setor de cultura de Presidente Venceslau, vinculado à Prefeitura, prepara e organiza a implantação do programa "Prazeres da Leitura - Praler", que tem como finalidade promover e desenvolver o gosto pela leitura em populações, realizado em parceria com organizações interessadas em implantar ou ampliar ações de leitura e literatura junto a seus públicos. As estratégias de mediação variam de acordo com as necessidades dos grupos-alvo.

A chefe do setor, Nicolly Bueno, inscreveu a Biblioteca Municipal em edital do SisEb para pleitear uma vaga entre as cinquenta unidades de bibliotecas do Estado selecionadas para receber um kit contendo cem exemplares de livros novos para o acervo. A seleção é baseada na capacitação dos gestores e demais funcionários da Biblioteca nos cursos promovidos pelo SisEB, além de projetos de incentivo à leitura. "Solicitei o kit de livros e tivemos o pedido autorizado. Vamos retirar na central de distribuição do SisEb no dia 26 de janeiro de 2022", disse Nicolly.

Conforme a chefe do setor, nenhuma cidade do interior desenvolve o projeto. No entanto, após tratativas com a gestora do programa, esta autorizou a implantação em Presidente Venceslau. Além da doação de um acervo de publicações variadas, o programa prevê a realização de intervenções seriadas conduzidas por atores locais e facilitadores com experiência em mediação cultural e de leitura. "Outro princípio do programa é que ele seja campo de experiência de ações de extensão de bibliotecas vivas para as mais de 600 unidades integrantes do SisEB", explicou Bueno.

Foi explicado que a ideia inicial em Presidente Venceslau é criar uma biblioteca itinerante, mas ainda não existe veículo adequado para tal fim. O planejamento será feito no sentido de reunir entidades que atuam com pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social para realizar uma parceria. "O objetivo principal do programa é que a biblioteca, a literatura, os livros e a leitura sejam instrumentos transformadores de processos individuais de recuperação social, de resgate da autoestima e da cidadania", comentou a chefe do setor.

As ações de mediação são realizadas com o intuito de deixar como legado para a organização parceira a permanência da prática leitora, o livre compartilhamento do acervo doado e o aprendizado sobre práticas de mediação de leitura, que pode ser replicado pelas próprias equipes. "O Praler contribui para incentivar a leitura e a formação de comportamentos leitores, bem como garantir a prática da democracia cultural em espaços públicos não destinados para tal fim, como asilos, hospitais, orfanatos, albergues, casas de saúde, presídios e organizações comunitárias", finalizou Nicolly.

A implantação do programa em Presidente Venceslau será iniciada em fevereiro de 2022.

Programa Praler deve ser implementado a partir de fevereiro de 2022 (Foto: Prefeitura de Presidente Venceslau).


Nenhum comentário:

Postar um comentário