Páginas

Pesquisar este blog


12/01/22

Após avaliação dos casos de Covid-19, Prefeitura de Presidente Epitácio decide manter Carnaval em 2022

Pode ser uma imagem de ao ar livre

Foto: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Presidente Epitácio/Arquivo

Decisão foi divulgada nesta terça-feira (11) e o Poder Executivo ainda ponderou que o evento pode ser adiado, dependendo da situação do coronavírus na cidade.
Por g1 Presidente Prudente
A Prefeitura de Presidente Epitácio (SP) informou, nesta terça-feira (11), que o Carnaval será mantido em 2022. Contudo, o evento pode ser adiado, dependendo da situação da Covid-19 na cidade.
O Poder Executivo salientou que a decisão por realizar o Carnaval em 2022 “se deu, neste momento, pela análise dos dados da Covid-19 no município, após as festas de Natal e Réveillon". “Permanecemos sem internações na enfermaria e com uma pessoa na UTI [Unidade de Terapia Intensiva], que é residente de outro município”, pontuou.
A Prefeitura disse que os números foram apresentados, na última sexta-feira (7), aos conselhos municipais de Turismo e de Desenvolvimento Econômico, constituídos por profissionais e representantes de diversos segmentos da sociedade, que, “por unanimidade, votaram a favor da realização do evento, uma vez que este é necessário para o fortalecimento das atividades locais”. “Com a ressalva de que, caso o quadro epidemiológico do município apresente uma piora, com aumento no número de internações, seja postergada a data de apresentação carnavalesca, sem com isto ser necessário o cancelamento do evento”, frisou o município.
Nesta terça-feira (11), houve uma reunião com membros do Comitê de Enfrentamento à Covid, que é constituído por representantes da área da saúde, das vigilâncias sanitária e epidemiológica e do comércio. O comitê analisou o atual quadro epidemiológico (dados da pandemia) e as informações existentes sobre a Ômicron, nova cepa variante do coronavírus, “recebendo, inclusive, informações trazidas por um médico após sua participação em conferência com médicos do Brasil e do exterior”.
“Ao final, o comitê também opinou pela manutenção da realização do evento, frisando o mesmo estar sujeito a eventuais mudanças de data em virtude de aumento de internações, assim como deve seguir o protocolo sanitário a ser elaborado pelos setores competentes, assegurando, dentre os requisitos a serem cumpridos”, afirmou a Prefeitura de Presidente Epitácio.
No caso, os protocolos são:
obrigatoriedade de apresentação da carteira de vacinação, comprovando estar completo o esquema vacinal (duas ou três doses), por todos os presentes no evento, sejam membros das agremiações ou munícipes que se deslocarem para acompanhar a realização do evento;
uso de máscara; e
distanciamento em arquibancadas, camarotes e outros locais passíveis de aglomeração.
“Importante registrar que a decisão pela realização do evento, assim como todas as demais decisões tomadas pela administração nesse período de pandemia, seguiu e seguirá todos os protocolos sanitários, de modo que a nossa Estância Turística consiga realizar com responsabilidade este importante evento que, certamente, abrilhantará nosso município e marcará um recomeço dos eventos públicos, cancelados desde o início do ano de 2020, tal como tem havido com os eventos particulares que, sempre que realizados, fortaleceram e fomentaram a economia local”, destacou a Prefeitura.
O município ressaltou que a saúde pública é prioridade e o monitoramento do quadro epidemiológico será diário. “Caso seja constatada piora, poderá e será reavaliada esta decisão com todos os envolvidos”, finalizou a Prefeitura.
O Poder Executivo pediu para que os moradores sigam os protocolos e busquem a vacinação contra o coronavírus.
Cancelamento
Em Presidente Prudente (SP), a Prefeitura anunciou o cancelamento do Carnaval de rua neste ano. A medida, segundo uma nota oficial emitida pelo Poder Executivo, leva em consideração o momento de atenção aos índices hospitalares, suscetíveis a impactos após as festas de final de ano, bem como a instabilidade enfrentada no período de pandemia da Covid-19, em que muitos países estão novamente apresentando uma grande taxa de infecção pelo novo coronavírus.
Cancelamento
Em Presidente Prudente (SP), a Prefeitura anunciou o cancelamento do Carnaval de rua neste ano. A medida, segundo uma nota oficial emitida pelo Poder Executivo, leva em consideração o momento de atenção aos índices hospitalares, suscetíveis a impactos após as festas de final de ano, bem como a instabilidade enfrentada no período de pandemia da Covid-19, em que muitos países estão novamente apresentando uma grande taxa de infecção pelo novo coronavírus.
O parecer também levou em consideração o respeito às famílias enlutadas pela perda de parentes vitimados pela Covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário