Páginas

Pesquisar este blog


12/01/22

Crescem casos de sintomas respiratórios e prefeituras adotam serviços especializados

Pode ser uma imagem de 4 pessoas, pessoas sentadas, pessoas em pé e área interna

Foto: Marcos Sanches/Secom
Região registrou 1.858 casos de Covid-19 na primeira semana de 2022; administrações reformaram o suporte ao diagnóstico de pacientes acometidos pela síndrome respiratória
REGIÃO - DA REDAÇÃO de O imparcial de Presidente Prudente
Passado o período de festas de fim de ano, os casos positivos de Covid-19 voltaram a subir na região de Presidente Prudente. Dados colhidos juntos às prefeituras mostram que, na primeira semana de 2022, o oeste paulista registrou 1.858 casos do novo coronavírus. Com o aumento do número de pacientes sintomáticos respiratórios neste início de ano, as administrações municipais estão adotando medidas para atender essa demanda, como a instalação de serviços especializados nesse atendimento.
Em Presidente Prudente, a Prefeitura, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), viabilizou recentemente duas unidades de apoio e testagem aos sintomáticos respiratórios, uma em cada extremo da cidade. Os locais selecionados foram a UBS (Unidade Básica de Saúde) da Cohab, onde funcionava o Centro de Apoio Respiratório, e o anexo da UBS do Jardim Santana. Os novos serviços têm acessos diferentes aos já utilizados pela população para atendimento nessas unidades, que seguem com seus atendimentos habituais.
Essas duas unidades de apoio funcionam das 8h às 17h, de segunda a segunda, para testagem, atendimento médico e agendamento de consultas. O objetivo é dar suporte às unidades básicas de saúde e desafogar os atendimentos nas UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento), além de oferecer mais dois locais de atendimento à população. Como primeira ação, as UPAs já receberam divisórias para separar os casos de sintomas gripais e não gripais.
Mirante
O presidente do Comitê de Combate à Covid-19 de Mirante do Paranapanema, Vinícius da Fonseca Pinheiro, explica que, no município, a principal medida foi a manutenção do Centro de Atendimento à Covid-19, que funciona 24h e está localizado na Avenida Zil Brasil, 320. “Havia planejamento para desmobilização da equipe contratada exclusivamente para dar suporte ao tratamento de pacientes acometidos de síndrome respiratória, mas, com o aumento de casos observado entre o fim do ano passado e início deste ano, foi tomada a decisão de manter os atendimentos”, detalha.
Ainda de acordo com Vinícius, o município intensificou a testagem de casos suspeitos e a campanha de vacinação tanto contra a Covid-19 quanto contra a gripe. “Orientamos a população para que, apresentando qualquer sintoma gripal, procure uma unidade de saúde”.
Narandiba
Em Narandiba, foram contratados mais dois médicos para atender as demandas nas segundas e terças-feiras, com carga horária de 5h cada um. Conforme a Prefeitura, o fluxograma de atendimento está sendo realizado na UBS da Rua Alves de Almeida, 752, Centro, das 8h às 22h. “A equipe de Vigilância Epidemiológica vem monitorando os novos casos de Covid-19. No entanto, o aumento expressivo é de síndrome gripal. A equipe acionará a gestão para mudança de fluxo conforme cenário epidemiológico municipal”.
Pirapozinho
O município de Pirapozinho também vem trabalhando desde o aumento crescente nos casos de atendimentos de síndrome gripais para dar todo suporte necessário para os pacientes. De acordo com a Prefeitura, as ESFs (Estratégias de Saúde da Família) continuam com o trabalho de saúde preventiva, como orientação e monitoramento nos casos de Covid-19. Na cidade, os atendimentos de síndromes gripais ocorrem no pronto-atendimento, localizado na Rua Euclides da Cunha, 191, Centro.
“Percebemos que os atendimentos de síndromes gripais no pronto-atendimento cresceram consideravelmente, e fizemos uma postagem nas redes sociais da Prefeitura [no dia 29 de dezembro de 2021] alertando a população sobre esse aumento”, detalha o Executivo. “Orientamos que, além dos cuidados de prevenção, que a população procure nosso Centro de Saúde para tomar a sua imunização completa. Para os que apresentarem os sintomas, que procurem imediatamente no Centro de Síndrome Gripais, localizado no pronto-atendimento”.
Venceslau
Em Presidente Venceslau, a coordenadora da atenção básica, Maria Júlia Piper, divulgou informações sobre o atendimento oferecido aos pacientes com suspeita de Covid-19 que buscam o Centro de Testagem instalado no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) das Artes. Conforme a coordenadora, o crescimento repentino de casos positivos ocasionou o aumento da demanda e, consequentemente, “maior dificuldade” para atender a todos que passam por lá. “Apenas na semana passada tivemos mais de 200 casos positivos”, detalhou.
O setor ressalta que a pandemia não acabou e pede aos munícipes para que redobrem os cuidados com o uso de máscara, higienização das mãos com álcool em gel e o distanciamento social. O CEU das Artes está localizado na Rua Olavo Bilac, 124, em Presidente Venceslau. O local funciona das 7h às 12h e das 13h às 16h. O atendimento no CEU das Artes deve ser procurado por pacientes que apresentarem sintomas gripais, como febre, tosse, coriza, falta de ar, entre outros.
Rancharia
Na cidade de Rancharia, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, tendo em vista o aumento do número de casos de Covid-19 no município na última semana, o Centro de Saúde, conhecido como Postão, tem agora um Ambulatório de Atendimento Especial para quem está com sintomas de síndrome gripal. O local fica no lado direito da recepção do Centro de Saúde, na antiga sala da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias). Qualquer cidadão com sintoma de síndrome gripal pode procurar o ambulatório para atendimento, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
A decisão de instalar esse atendimento específico no Postão e não no prédio da UPA, antigo Centro de Covid-19, ocorre porque, ao optar pelo prédio da UPA, a Prefeitura precisaria deslocar funcionários para o local, o que desfalcaria as unidades básicas. O Centro de Saúde conta com uma estrutura e equipe já prontas para esse atendimento.
Sandovalina
Em Sandovalina, a Prefeitura informa que segue com o atendimento no Centro de Referência para Sintomas Respiratórios, localizado na Avenida João Borges Frias, 1430, Centro, das 8h às 17h. Contudo, reforça que a UBS da cidade mantém o atendimento até às 22h. “Os pacientes que apresentam alguma manifestação são atendidos com o mesmo procedimento no ápice da pandemia”.
Anastácio
No município de Santo Anastácio, a Prefeitura informou que consegue realizar o atendimento de toda a demanda. Para isso, o Centro de Covid-19, instalado no ano passado na Rua Engenheiro Maylaski, 328, anexo ao Hospital Caridade Anita Costa, oferece atendimento de um médico especializado à população. Além disso, há mais profissionais da enfermagem no local. “Os testes estão sendo feitos e os resultados entregues no mesmo dia. O atendimento do Centro de Covid-19 ocorre das 7h às 11h e das 13h às 17h. É válido ressaltar que os exames são realizados apenas no período da manhã”, informou o Executivo.
No município, diante do aumento de casos do novo coronavírus, a Vigilância Sanitária também passou a verificar se as pessoas positivas para a doença estão cumprindo o isolamento social em casa. Para isso, funcionários do setor estão passando nas residências daqueles que positivaram para o vírus. “Os nomes daqueles que não estiverem cumprindo o isolamento serão entregues à Polícia Civil, a fim de apurar as sanções civis e penais cabíveis”.
Teodoro
Em Teodoro Sampaio, o secretário de Saúde, Sergio Chiari, explica que estão sentindo a evolução dos casos e se adequando conforme o aumento dos registros. “Estamos ampliando os recursos humanos conforme a necessidade. Além disso, designamos um local exclusivo para coleta de material para exame”.
Na cidade, segundo o titular, os casos positivados aumentaram cerca de 10% entre o final do ano passado e o começo deste ano. Com isso, recomenda que os pacientes sintomáticos respiratórios procurem a UBS da área em que reside – em horário comercial – para receber orientações. Já a partir das 17h e aos finais de semana, a população deve procurar o PAS (Pronto Atendimento de Saúde), localizado no Hospital Regional de Teodoro Sampaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário