Páginas

Pesquisar este blog

05/05/21

Veículos escolares: FNDE publica novas orientações para aquisição

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, pessoas em pé, ao ar livre e texto que diz "ESCOLAR"

Resolução adequa normas para aderir ao Programa Caminho da Escola, voltado a estudantes de áreas rurais e ribeirinhas
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação publicou uma resolução com orientações para apoio técnico e financeiro na aquisição de veículos de transporte escolar, no âmbito do Programa Caminho da Escola.
A professora da Universidade de Brasília (UnB) e coordenadora do Comitê-DF da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Catarina de Almeida Santos, afirma que o transporte escolar é fundamental para garantir o direito à educação.
“Esse programa [Caminho para Escola] é muito importante para que os estados e, sobretudo, os municípios garantam o transporte das crianças e dos jovens, das suas residências para os locais das escolas; que saiam das escolas e participem de atividades fora da sala de aula. É um programa que abarca todas as formas de transporte.”
Segundo a resolução, poderão ser adquiridos veículos de transporte escolar zero quilômetro, como ônibus, embarcações e até bicicletas novas. Os valores e as especificações dos veículos serão estabelecidos de acordo com as orientações da área de compras do FNDE.
O secretário municipal de Educação da cidade de Acrelândia, no Acre, professor Nilson Mendes de Carvalho, afirma que há alguns anos o município não consegue adquirir novos veículos.
“Ainda não existe nenhuma disponibilidade financeira para aquisição dos veículos escolares. Mas é um objetivo nosso conseguir adquirir esses transportes escolares, porque a nossa frota está ficando velha. Então, precisamos dessa parceria institucional do governo federal, com o financiamento do transporte escolar”.
aiba mais sobre o programa no site: www.fnde.gov.br, na área Caminho da Escola.
Reportagem, Paloma Custódio

Nenhum comentário:

Postar um comentário