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15/06/21

 

Globo lança plataforma e projeto comercial inéditos focados na Black Friday 2021

A apresentadora Mônica Waldvogel e Henrique Simões, gerente de Insights de Varejo da Globo, na apresentação da plataforma de conteúdos e planos comerciais para a Black Friday 2021
A apresentadora Mônica Waldvogel e Henrique Simões, gerente de Insights de Varejo da Globo, na apresentação da plataforma de conteúdos e planos comerciais para a Black Friday 2021 Foto: Divulgação
Extra /Foto: Divulgação

Com as mudanças no comportamento do consumidor em meio à pandemia e a perspectiva de recuperação dos negócios no segundo semestre deste ano, a Globo coloca no ar uma plataforma que reúne pesquisas, dados e insights sobre hábitos de compra e ativação de marcas, além de ofertas comerciais exclusivas desenvolvidas para todas as plataformas da empresa.

O hub de conteúdo reúne uma variedade de informações sobre tendências de consumo voltados para a data forte do varejo que, neste ano, será em 26 de novembro. O objetivo é oferecer uma proposta multiplataforma que dialoga com dados e tecnologia, conectando marcas e consumidores de forma relevante para os negócios. O foco está em auxiliar as marcas e empresas a desenvolverem uma comunicação mais eficiente e assertiva, direcionada a impulsionar vendas.

Manzar Feres, diretora de Negócios Integrados em Publicidade da Globo, destaca que, ao antecipar as discussões sobre a principal data do varejo, a meta é ajudar as marcas a desenvolverem soluções capazes de fisgar a disputada atenção do consumidor.

“Acreditamos que existem milhões de oportunidades que podem ser exploradas nas estratégias de comunicação das marcas para a Black Friday 2021 e que esse leque de possibilidades ganha ainda mais corpo quando trabalhado com antecedência, aplicando inteligência de dados e usando o apoio de parceiros estratégicos para que os anunciantes tenham o melhor retorno possível sobre seus investimentos”, diz a executiva em nota.

Ela frisa que “esse caminho pode ser bastante beneficiado com o apoio da tecnologia, atrelada a conteúdos de qualidade, no desenvolvimento de ações e projetos comerciais que diminuam a fricção entre desejo de consumo e compra, especialmente em uma data em que ofertas e descontos têm tamanho apelo no momento da decisão do consumidor”, conta Manzar, destacando que é um trabalho que exige tempo e dedicação, mas pode fazer da Black Friday deste ano “um marco no momento de retomada no setor de comércio no Brasil”.

Com a previsão de que perto de 80% da população brasileira tenham tomado ao menos a primeira dose da vacina até outubro, a perspectiva é que a retomada da economia reative, a partir do segundo semestre, não apenas o consumo como um todo, mas também as áreas que dependem de maior contato direto com a clientela, com destaque para o setor de serviços, em segmentos como o turismo, explicou a apresentadora Mônica Waldvogel na live que marcou o lançamento da plataforma Black Friday Globo 2021 na manhã desta segunda-feira, que foi acompanhada por agências e anunciantes de todo o país.

Como falar com o novo consumidor

Ela conversou com Henrique Simões, gerente de Inteligência de Mercado para o setor de Varejo da Globo, sobre as principais tendências e insights para a Black Friday deste ano, com base na mudança nos hábitos do consumidor. A pesquisa, que ouviu 1.681 pessoas, indica que 57% dos entrevistados afirmaram que tiveram piora em sua situação financeira na pandemia, mas 51% esperam que essa situação melhore ainda no segundo semestre do ano.

Há ao menos quatro pilares a serem usados como referência para iniciar um planejamento nesse novo cenário de mercado, destaca ele. É que, após o período de restrições, a reativação dos negócios vai acontecer trazendo o desafio de dialogar com um novo consumidor. As pessoas passaram a planejar mais as suas compras, pedir maior agilidade de quem vende, cobrar comprometimento das marcas com a preservação ambiental, o que exige uma reinvenção da comunicação com o consumidor.

O foco está em aprender a como se comunicar com o consumidor de outra forma, atendendo a seus novos desejos e exigências, enquanto a marca comunica seus valores. “No mercado de limpeza doméstica, por exemplo, o conceito é outro. Antes, se olhava para fragrância e outros aspectos mais estéticos. Agora, os produtos têm de matar bactérias”, aponta Simões. “É tudo novo e tem que ser olhado com atenção para entender esse cenário”, complementa ele.

Tem destaque nesse contexto o fortalecimento do comércio on-line. Três em cada dez entrevistados declararam ter comprado mais produtos via e-commerce ao longo da pandemia. Deles, 24% afirmaram que planejam manter esse hábito.

O ajuste na comunicação com o novo consumidor deve considerar os pontos críticos dessa relação on-line. Embora 49% dos entrevistados digam encontrarem dados disponíveis e úteis sobre produtos em que têm interesse no ambiente digital, mais da metade (52%) afirma que o excesso de informação acaba dificultando a decisão de compra. Mais que isso: 57% das pessoas ouvidas avaliam o atendimento via chat como “muito raso”, não ajudando com as informações necessárias, fazendo com que 59% prefiram receber explicações sobre um produto diretamente de uma pessoa antes de comprar.

Projeto comercial

Diante do tamanho da oportunidade que se apresenta na Black Friday de 2021, empresas e marcas precisarão estar munidas de dados, de forma a entender a fundo a cabeça do consumidor. Com isso, a Globo desenhou soluções diferentes para cada um dos desafios. O hub digital traz depoimentos de especialistas de mercado, dicas sobre live commerce e pesquisas exclusivas que permitam uma performance em vendas e posicionamento multiplataforma.

E traz ainda um conjunto de oportunidades comerciais com entrega de mídia orientada por dados, em TV aberta, fechada ou plataformas digitais. Inclui ainda integração de ações de conteúdo com licenciamento de marca, participação de talentos da TV e de influenciadores em formatos digitais, entre outros.

Entre os destaques estão um programa inédito para o GNT, que vai combinar entretenimento, ofertas e desafios bem-humorados, sob comando de Dani Calabresa e Fabio Porchat. Terá 16 episódios de cinco minutos cada, a serem vinculados no mês de novembro, além de dois especiais de 30 minutos ao vivo, marcados para a véspera e para o dia da Black Friday. Não faltarão opções de construção de live commerces. E está sendo lançado também o Pocket Labs, consultoria multidisciplinar da Globo para discutir objetivos, gargalos e caminhos para os negócios do cliente.

fonte:https://extra.globo.com/


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