Páginas

Pesquisar este blog


11/07/21

 

Inspire-se em famosas como Taís Araujo e veja cuidados de especialistas para ter boca, pele e cabelo lindos no inverno




Luana Santiago

inverno certamente tem suas vantagens. Apesar do frio de bater os dentes, é nesta época do ano que dá para beber um vinho e tomar uma sopinha bem quente sem derreter, tirar do armário aquele casaco que você não usa há meses e colocá-lo pra jogo, ficar até mais tarde na cama e embaixo da coberta sem culpa num dia de folga, se enrolar no edredom e maratonar filmes e séries sem ver o tempo passar... Por outro lado, graças ao clima seco, a estação vem acompanhada do ressecamento chatinho das narinas e da garganta. E elas não são as únicas que sofrem, não. Com a baixa umidade do ar, a pele, os cabelos e principalmente os lábios também sentem as consequências dos dias mais gelados.

— Nesta época do ano, o clima fica mais seco e, por isso, nossa pele produz menos gordura, fica menos oleosa. É isso que causa a secura — explica o dermatologista Igor Manhães, que, para ajudar, indica que todo mundo tome ao menos dois litros de água por dia.

Outro fator que agrava essa sensação de pele craquelada é o banho quente. Apesar de ser quase impossível resistir à água quase fervendo, é importante saber que a alta temperatura da ducha pode provocar problemas que exigem atenção.

— Quando tomamos banho quente e passamos sabão, perdemos a camada de gordura da nossa pele. Essa combinação provoca muito ressecamento — alerta Manhães, que recomenda: — Para amenizar o problema, o recomendado é tomar um banho mais curto e não tão quente. Se for morno, já ajuda.

Quer mais dicas? Então veja nas próximas páginas o que você pode fazer para pele, cabelo e lábios não sofrerem neste inverno que está apenas começando.

Sensíveis, lábios merecem atenção

Quer ficar com a boca linda, como Grazi Massafera e Isis Valverde, mesmo no inverno? Então, tome nota das dicas que vêm a seguir. Primeiro de tudo, é importante entender por que os lábios ficam tão secos e rachados no inverno.

— Nossa boca não tem uma das camada de pele, e isso é o que a faz vermelha. É por esse motivo que os lábios perdem água com mais facilidade e, consequentemente, ficam mais ressecados neste período — ensina Manhãs.

Felizmente, com os cuidados apropriados, dá para mantê-los saudáveis e inteiros durante o período de temperaturas mais baixas.

— A dica é manter uma hidratação mais intensa na região, aplicando produtos apropriados de quatro a cinco vezes por dia. Dá para passar batom hidratante, gloss, pomadas como Bepantol e manteiga de cacau — recomenda o dermatologista.

E se não tiver os produtos acima à mão, nada de ficar passando a língua nos lábios, viu?

— Passar saliva é pior porque ela é mais ácida e é feita de várias enzimas usadas na digestão. Vai ressecar ainda mais a boca — reforça o especialista.

Contra secura? Creme noite e dia

A pele — não só do rosto, mas de todo o corpo — tende a ser a principal vítima da estação mais fria do ano. Não apenas pelas temperaturas baixas, mas pelos banhos muuuito quentes. Combinados, eles podem provocar um ressecamento agudo. Por isso, é importante ter cuidados dia e noite, e sem esquecer do filtro solar mesmo se o sol não estiver brilhando. Só assim é possível ficar com a pele incrível, assim como Carla Diaz e Sabrina Sato.

— Se a pele resseca demais, pode começar a descamar. No caso de quem já tem a pele naturalmente seca, também pode acontecer de ela desencadear uma reação inflamatória (que, nesse caso, nada tem a ver com alergia, reforça o especialista) e ficar irritada. Nessas situações, a pele coça, fica um pouco dolorida e avermelhada — alerta Manhães.

Mas, assim como acontece com a boca, o segredo para evitar o problema é a hidratação.

— O ideal é usar cremes hidratantes, em vez de óleos e séruns, de manhã e de noite. Recomenda-se aplicar um produto com algum ativo oxidante antes de passar o protetor solar — ensina o dermatologista.

Hidratação dos fios nunca é demais!

O cabelo também precisa de uma atenção especial no inverno. Os fios sofrem bastante com os banhos quentes e, por isso, hidratação uma vez na semana é muito bem-vinda.

— Se os fios não forem muito oleosos, é importante fazer uma hidratação, usando uma ampolinha, ao menos uma vez na semana — indica Manhães, que ainda recomenda um hidratante natural encontrado facilmente nos mercados: — Quem gosta de ingredientes mais naturais pode usar óleo de coco. Além de hidratar o cabelo e a pele, ele ainda tem um cheiro agradável.

Quem tem cabelo liso ou ondulado, como Bruna Marquezine, pode, sim, investir no produto. Mas, por terem madeixas naturalmente mais secas, as cacheadas e crespas, como Taís Araujo e Juliana Alves, devem usar e abusar da hidratação mais frequentemente.

— Os cabelos cacheados e crespos precisam ser hidratados com mais frequência, pois perdem o óleo natural com rapidez. Use produtos que penetrem nos fios, para deixá-los lindos e brilhosos, em uma rotina completa de lavagem e hidratação duas vezes por semana. Na hora de finalizar, escolha o creme de pentear ideal para o seu tipo de cabelo. Se o fio é naturalmente mais seco e poroso, vale a pena investir em um creme consistente, para enluvar e encorpar o cabelo. Caso seja mais fino, use um creme menos denso para que os fios não fiquem pesados — aconselha Zica Assis, fundadora do Instituto Beleza Natural.

Nesta época do ano, a quantidade de lavagens também deve ser repensada.

— Se lavamos demais a cabeça, tiramos a oleosidade. Até existem cabelos muito oleosos que precisam dessa frequência toda, mas, nesta época, o melhor (para os fios mais oleosos) é lavar uma vez ao dia. Já os outros podem ser lavados dia sim, dia não — indica Manhães.

E para as grisalhas, como a cantora Preta Gil, que assumiu os fios naturais durante a pandemia (abaixo), fica a dica do dermatologista:

— O fio branco não tem nenhuma diferença em comparação com os outros. Mas, se for pintá-los em casa, opte pelo tonalizante e evite o contato do produto com a pele. Se isso acontecer, ele pode acabar manchando ou até causar uma alergia.

fonte:https://extra.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário