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22/07/21

Carboidrato engorda? Veja mitos e verdades!



Existem muitos mitos em torno do consumo de carboidratos. Esses nutrientes, que costumam ser ótimas fontes de energia, costumam ser frequentemente apontados como os principais culpados do ganho de peso. Mas não é bem assim...

Há diferentes tipos de carboidratos, e alguns deles são realmente bons para a saúde e ainda ajudam a emagrecer. Duvida?

Na galeria, veja os mitos mais comuns em torno dos carboidratos e descubra seus verdadeiros efeitos para o organismo. A lista foi baseada no Eat This, Not That!


Há quem acredite que apenas pão, arroz, macarrão e batata são carboidratos. Mas isso não é verdade. Na verdade, esses alimentos são carboidratos complexos.


Há um outro tipo de carboidratos, os carboidratos simples, encontrados principalmente em frutas e legumes.


Carboidratos refinados, como pão branco, macarrão e arroz, não são muito saudáveis. O ideal é consumir esse tipo de alimento o mínimo possível. 


No entanto, carboidratos integrais não refinados, encontrados em arroz integral, massas, pão integral e aveia, podem ser sim ótimos para a saúde! 


Absolutamente. Os carboidratos são a principal fonte de fibra. Pepinos e cenouras são bastante ricos em fibra, por exemplo.


Pães e grãos integrais também estão repletos de fibras. Uma sopa de feijão e legumes, com um pouco de pão integral para acompanhar, é altamente nutritiva!


Se você está consumindo pizza e pão branco todos os dias, é bem possível que você ganhe peso. No entanto, existem outros tipos de carboidratos que podem realmente lhe ajudar a emagrecer.


Se você consumir carboidratos ricos em fibras, esses alimentos podem acelerar seu metabolismo, o que pode facilitar na perda de peso.


Até bons carboidratos de grãos integrais se transformam em açúcar no organismo. No entanto, há um efeito extremamente diferente do açúcar no sangue entre carboidratos bons e ruins.


É sempre recomendado evitar o máximo de açúcar refinado possível - se você puder, corte-o completamente da sua alimentação. Você pode recompensar esse desejo por doce com frutas, ricas em açúcares naturais e que fazem bem à saúde.


Muitos sim, mas nem todos. Inclusive, alguns alimentos que não são carboidratos contêm glúten, como molhos diversos (incluindo aqueles para saladas) e carnes de delicatessen.


No entanto, quinoa e arroz integral são livres de glúten, assim como muitas frutas e legumes. Esses alimentos também estão cheios de fibras essenciais.


Não há evidências de que os carboidratos deixam as pessoas cansadas. A quantidade de alimentos consumidos 'pesa' mais no processo de digestão do que o fato destes serem compostos ou não de carboidratos.


No entanto, foi demonstrado que o excesso de proteína e sal produz esse efeito 'cansativo' e letárgico. Portanto, se você tiver um dia cheio, equilibre bem os nutrientes das refeições.


Claro que não! Aliás, você pode consumir  carboidratos para ter energia para o exercício que realizará.


Mas, antes de malhar, é preciso escolher bem esses carboidratos com sabedoria! Opte por grãos integrais e não coma demais. Outra dica é esperar um pouco entre a refeição e o treino.


Ambos os nutrientes são importantes para a saúde e trabalham juntos para ajudar seu corpo a processar o açúcar adequadamente.


Outra boa dica é consumir proteína antes dos carboidratos complexos. Isso dificulta que os níveis de glicose no sangue subam muito.


Embora dietas radicais como a do keto (também conhecida como cetogênica) estejam na moda, não há evidências que planos alimentares pobres em carboidratos ajudam a perder mais peso do que uma dieta equilibrada.


A dieta do keto pode ser útil principalmente para diabéticos, pois podem ajudar a reduzir os níveis de insulina no organismo.


Não, mas se esses alimentos forem detentores de bons carboidratos! Macarrão de trigo integral com legumes é uma opção perfeitamente decente e saudável para almoço ou jantar, por exemplo.


Outra boa opção de refeição? Um sanduíche simples, desde que a iguaria seja feita com pão integral e inclua um pouco de salada fresca.


Provavelmente porque você está comendo demais - e consumindo o carboidrato do tipo errado! Uma tigela grande de massa branca, arroz branco ou muito pão branco fará com que você se sinta realmente inchado.


Como se alimentar de forma saudável e ficar saciado? Numa refeição, você pode apostar em carboidratos integrais, legumes e frutas. Certamente, você ficará satisfeito com a diferença de essa comida irá digerir de forma mais rápida.


Para começar, você deve limitar a quantidade de carne vermelha que consome, e uma dieta equilibrada é o segredo de uma vida saudável.


Além disso, carboidratos como feijão e grão de bico satisfazem mais e são menos calóricos do que a maioria das carnes!


Provavelmente, você já deve ter ouvido essa história de que é supostamente melhor comer carboidrato de manhã do que em outros momentos do dia. Mas não há evidências que sugiram que isso seja verdade. Novamente, se você apostar nos alimentos com bons carboidratos, a hora do dia em que eles são consumidos é irrelevante.


Portanto, não há nada de errado em jantar uma quantidade razoável de carboidratos saudáveis.


Geralmente não. Existem algumas exceções, como couve e brócolis. Isso ocorre porque esses vegetais são ricos em fibras insolúveis.


No entanto, existem muitas frutas e verduras com fibras solúveis, como pimentões e pepinos.


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