Páginas

Pesquisar este blog


17/07/21

Nomes de bebês inspirados em cores que fogem do óbvio e até transmitem emoções


Pode ser uma imagem de 1 pessoa

Os nomes possuem uma série de sentidos e origens que podem ser decisivos para os papais na hora de escolher como batizar seu bebê.

Entre as tantas opções existentes, hoje trouxemos uma lista com aqueles que são inspirados em cores e que trazem belos sentidos tanto para meninas, quanto para meninos. Confira:

Nomes de bebês inspirados em cores

Blue

Unissex, este nome se tornou famoso mundialmente por ter sido a escolha de Beyoncé e Jay-Z para sua primeira filha, Blue Ivy.

Blue, que quer dizer “azul” em inglês, é uma cor associada à calma e a tranquilidade, portanto seu significado também transmite esta mensagem.

Violeta

Nome de um tom de roxo, Violeta deriva do francês antigo Violete, diminutivo do latim viola, que significa “pequena violeta”. Também provém da palavra em inglês violet, a qual se refere à própria flor roxa de espécie que simboliza a virtude da modéstia e é popularmente associada à lealdade, à espiritualidade e ao equilíbrio.

Jade

Verde jade é a cor de uma pedra preciosa bastante famosa, cujo nome se originou a partir do latim ilia, que quer dizer “pedra do flanco” ou “pedra do lado”.

Como existe uma crença de que a pedra está associada ao tratamento de doenças, o significado deste nome próprio também acabou se tornando “pedra com poder de curar”.

Esmeralda

Assim como o nome acima, este também foi originado de uma pedra preciosa de tom esverdeado.

Ele possui dois sentidos: um grego, smaragdos, a partir do latim smaragdus, que quer dizer literalmente "clarão, raio, relâmpago", e outro francês, vindo do Esmer, que significa estima.

Rosa

Mesmo sendo o nome de uma cor, Rosa acabou ganhando o significado de "bela flor". Ele possui duas prováveis origens etimológicas, sendo a mais famosa a origem do latim rosae, rosa, literalmente o nome da flor.

Scarlet

Trata-se de um tom mais escuro de vermelho que, assim como a cor remete, traz em seu significado qualidades como coragem e força.

Veridiana

Estudiosos acreditam que este nome teria surgido a partir do termo latino viridis, que quer dizer “verde”. Já outra interpretação da palavra aponta para a tradução “a verdadeira divina”. Além disso, Veridiana ainda era usado no latim para se referir a "frescor" e "juventude".

Siena

Acredita-se que esta seja uma variante de Sienna, nome feminino que tem origem a partir da cidade italiana Siena ou Sena, que fica localizada em Toscana.

Em inglês, “sienna” é uma espécie de terra ou argila vermelha alaranjada, e, por este motivo, possui relação com as cores.

Coral

Cor bastante viva, coral pode ser uma ótima opção de nome para meninas, trazendo um sentido de força e expressividade, assim como o tom transmite.

Olívia

Olívia tem origem latina e é traduzido como “azeitona ou “oliveira”, também é associado ao tom verde com nuances de amarelo, que pode significar esperança.

Rubi

Mais um tom bem forte de vermelho, Rubi é um nome feminino com origem do latim ruber, que significa literalmente “vermelho”. Além disso, por conta da pedra preciosa, ele também é considerado um nome que está relacionado com o que é valioso e precioso.

Celeste

Vindo do azul celeste, um tom límpido que se assemelha ao céu sem nuvens, este nome tem origem no adjetivo celeste, derivado do latim caelestis, que quer dizer literalmente “do céu, celeste, celestial”.

Hazel

Bem diferente e original, este nome unissex pode significar tanto “aveleira”, como é chamada a árvore que dá avelãs, quanto “castanho claro”.

Navy

Também considerado unissex, este nome remete ao tom azul marinho e significa "marinha", "uma frota de embarcações militares", a partir do inglês. Outro possível sentido vem do francês antigo que significa "frota de navios" ou do grego, que quer dizer somente "navio".

Hunter

Nome de um tom de cinza escuro, Hunter tem origem na palavra inglesa hunter, derivada do inglês antigo hunta, que quer dizer literalmente “caçador", e é normalmente usado para bebês meninos.

Cyan

Tom verde azulado, este é mais um nome que serve tanto para meninas quanto para meninos. Ele vem do nome gaélico Cian, que significa "antigo".

Grey

Conhecido pelo personagem Christian Grey da saga "50 Tons de Cinza", trata-se da versão em inglês da cor cinza e também pode ser um nome próprio usado de forma unissex. De origem americana, significa "Brilho, brilhante".

Jett

Outra opção bem original e diferente para meninos, ele vem da palavra em inglês "jet", que denota uma intensa cor preta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário