Páginas

Pesquisar este blog


31/08/21

Aplicativo do Poupatempo disponibiliza versão digital da carteira de vacinação contra Covid-19

Nenhuma descrição de foto disponível.

Foto: Arquivo
Plataforma é aceita para atestar imunização com primeira e segunda doses quando empresas e estabelecimentos solicitarem
REGIÃO - DA REDAÇÃO de O Imparcial de Presidente Prudente
O aplicativo Poupatempo Digital oferece aos cidadãos de todos os 645 municípios paulistas a possibilidade de obter de forma gratuita, prática e segura a versão digital da carteira de vacinação contra a Covid-19, a fim de comprovar a imunização com a primeira e segunda doses.
Com a retomada das atividades sociais e comerciais, empresas e estabelecimentos passam a solicitar a apresentação de um comprovante da vacinação contra a doença, o que pode ser feito de maneira simples pelo celular. Só neste ano, já houve mais de 1,2 milhão de acessos à carteira de vacinação digital, que, além de oficial, respeita todas as práticas de segurança previstas na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
O banco de dados do Estado, com as doses aplicadas pelos municípios e registradas na plataforma Vacivida, fica armazenado no Data Center da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), responsável pela administração do programa Poupatempo, e as informações só são encaminhados ao governo federal para abastecer o sistema do Ministério da Saúde.
O Poupatempo Digital disponibiliza três funcionalidades da vacinação: o pré-cadastro, acesso à carteira digital e o certificado de vacinação.
O diretor da Prodesp, Murilo Macedo, explica o objetivo da integração das funcionalidades da vacina no aplicativo. “O Poupatempo é reconhecido por reunir serviços de diferentes esferas do setor público, estaduais e municipais, em um único lugar, com eficiência e respeito ao cidadão, seja de forma física ou digital. Pelo celular, o usuário de qualquer região encontra tudo o que precisa com comodidade, autonomia e confiabilidade, sabendo que suas informações pessoais estão seguras. Com a carteirinha de vacinação não é diferente. Ela é um documento importantíssimo, o passaporte dos dias de hoje, e o programa facilita esse acesso", expõe.
"As pessoas precisam instalar apenas um app para ter o certificado de vacinação, solicitar segunda via de CNH [Carteira Nacional de Habilitação], agendar para fazer o RG, emitir boleto da CDHU [Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano] ou até mesmo consultar o saldo da Nota Fiscal Paulista”, explica Murilo.
Baixando o aplicativo Poupatempo Digital, disponível gratuitamente tanto na Google Play quanto na App Store, o usuário pode acessar as mesmas informações descritas no documento físico, entregue no posto, no momento na vacinação. O app permite ainda validar o certificado de vacinação, por meio do QR Code ou do código do certificado, ambos contidos na versão digital da carteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário