Páginas

Pesquisar este blog


31/08/21

Como plantar rosa: veja o passo a passo completo e dicas de cultivo

 


phanasitti/iStock

A rosa é muito conhecida pelos seus simbolismos. Com suas inúmeras cores e formas, a rainha das flores existe há pelo menos 12 milhões de anos. Em 1867, foi cultivada a primeira variedade moderna. Todos os tipos de rosas que havia até então são hoje conhecidos como 'rosas antigas'. Além de linda, a rosa é o símbolo do amor em várias culturas e é uma planta que precisa de alguns cuidados extras. Saber como plantar rosas e como cuidar delas exige dedicação, o que pode desanimar alguns. Mas você verá aqui que não é difícil ter uma belíssima roseira em casa!

Não desista da decoração florida dos seus sonhos, pois seguindo os passos descritos aqui, mantê-la viva será mais fácil do que você imagina. Veja aqui todas as dicas de como plantar rosas e garantir que elas cresçam saudáveis de modo fácil na sua casa!

O plantio em vasos é o mais comum para roseiras domésticas, atente-se à preparação da terra com o substrato certo (lembrando de misturar com barro) e ao local escolhido para posicioná-la. Você pode plantar mais de uma muda por vaso, e garantirá uma decoração mais florida e presente na sua casa.

Como plantar sua rosa pela semente

O que você vai precisar?

  • sementes;
  • água;
  • papel-toalha;
  • água oxigenada;
  • copos plásticos com furo no fundo.

Como plantar?

Passo 1: Deixe as sementes de molho em aproximadamente 200 ml de água e 2 colheres de chá de água oxigenada por 1 hora.

Passo 2: Umedeça o papel-toalha e envolva as sementes nele, colocando na geladeira por algumas semanas, sem deixá-las secar totalmente. De dias em dias, cheque a umidade e, se necessário, pingue gotas de água no papel.

Passo 3: Semanas depois, as sementes vão começar a brotar, então, estará na hora de transferi-las para um copo plástico com terra apropriada, até germinarem e as mudas estarem prontas para o plantio. Proceda com o plantio com mudas.

Como plantar muda de rosa

O que vai precisar?

  • muda de rosa;
  • vaso propício com furo no fundo;
  • substrato específico.

Obs.: O substrato da roseira (mistura que compõe a terra) precisa ter barro misturado, a porosidade do barro é ideal para a condensação da água, e a manutenção do solo úmido que a roseira gosta e se adapta.

Como plantar?

Passo 1: Prepare o vaso escolhido com uma camada de brita, depois uma mistura de areia e terra e por fim o substrato da planta.

Passo 2: Faça um pequeno buraco na terra e plante a muda! Você pode plantar mais de uma muda por vaso, atente-se apenas ao tamanho do recipiente.

Como plantar rosa usando os galhos

O que vai precisar?

  • galhos de roseira;
  • tesoura;
  • vaso + terra;
  • água.

Como plantar?

Passo 1: Prepare o galho para ser plantado. Se estiver com flor, pode-a, e faça um corte na diagonal do outro lado.

Passo 2: Deixe o galho por alguns dias em um recipiente com água.

Passo 3: Depois de um tempo, siga com o plantio em terra, enterrando a ponta, do mesmo modo que o plantio de mudas.

Rosas são um incremento lindo para o seu jardim ou varanda! (imagem: Jurgute/iStock)

Como plantar rosas na batata

O que vai precisar?

  • batata;
  • parafuso;
  • rosa;
  • terra adubada.

Como plantar?

Passo 1: Para preparar a rosa, retire todas as folhas e flores. E corte de forma inclinada na outra ponta do ramo, deixando-o com em torno de 15 cm.

Passo 2: O parafuso servirá para fazer um furo na batata, um furo não muito apertado, mas o suficiente para manter a rosa firme. 'Plante' uma rosa por batata.

Passo 3: Agora está na hora de plantar essa batata com a muda de rosa. Faça buracos na terra de sua preferência (vasos, ou jardim) e enterre a batata.

Obs.: A terra deve estar preparada com a mistura com areia e o substrato com barro.

8 dicas para cuidar de suas rosas

Agora que você já aprendeu a plantar a sua roseira, veja algumas dicas para cuidar bem delas e deixá-las bonitas e saudáveis!

1. Evite que elas sejam expostas a mudanças bruscas de temperatura

A proteção de inverno deve ser retirada em dias nublados, pois muito Sol e calor depois de tempos frios colocam as rosas em um estado de choque.

2. Cuidado com o adubo solúvel

O adubo solúvel em água deve ser colocado apenas com o tempo úmido, e nunca sobre o solo seco.

3. Use água de adubo

Água de adubo provoca verdadeiro milagre nas rosas. Coloque uma xícara de adubo de cascas secas em 7,5 litros de água e deixe de molho por alguns dias. Depois, dilua o líquido, até que adquira a cor de um chá fraco. Regue a área das raízes.

4. Fortaleça as suas rosas

Casca de banana cortada em pequenos pedaços também funciona, pois fornece à roseira calcário, magnésio, enxofre, nitrogênio, potássio e fosfato, além de ácido silícico.

Rosas ficam lindas na terra ou em vasos menores! (imagem: izzzy71/iStock) 5. Não regue demais sua rosa

Mesmo em períodos mais secos não se deve regar as rosas em abundância. De acordo com seu tamanho, uma roseira necessita, em períodos mais secos, de 10 a 20 litros de água por semana para que floresça com exuberância. As roseiras jovens devem ser regadas diariamente somente até que as folhas apareçam. Assim que estiverem um pouco maiores, o recomendado é regar semanalmente no inverno e duas vezes por semana durante o verão.

6. Regue no lugar certo

Nunca se deve regar nas folhas pela noite, pois isso pode provocar uma doença muito comum provocada por fungo, chamada Mancha Negra, que se manifesta e espalha muito rápido. Então, atente-se a regar apenas o solo pela noite.

Obs.: Caso a sua planta se infecte, uma poda ou retirada das folhas doentes é o mais recomendado.

7. Evite que ela fique doente

Para evitar males acarretados por fungos, borrife pela manhã uma solução de 1 colher de chá de fermento diluída em 4 litros de água. O acréscimo de 2 ou 3 gotas de sabão facilita a ligação na mistura.

8. Não adube durante o outono e o inverno

A partir do início do inverno não se deve mais adubar a planta. Os novos brotos podem queimar com o frio. Por isso, as rosas plantadas no outono também não são adubadas de imediato. Aproveite a primavera e o verão para fazer uma poda drástica! O inverno é o ápice da roseira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário