Páginas

Pesquisar este blog


09/08/21

Morar sozinho: confira dicas de como juntar grana e conquistar a liberdade

 

 Freepik

Morar sozinho é um dos seus sonhos? Muitos jovens saem da casa dos pais devido a muitas situações, como o desejo de conquistar a liberdade ou simplesmente porque vão estudar fora. Mas como se organizar financeiramente antes de escolher o imóvel? E, mais, como bancar a casa sozinho? Confira dicas importantes neste artigo.

Nesse momento, surgem muitas dúvidas na cabeça de quem deseja morar sozinho: quanto custa para se manter, o que é preciso levar em consideração para mobiliar a casa e o que é realmente essencial?  Portanto, um dos maiores símbolos da independência é administrar o próprio orçamento, sem depender financeiramente dos pais ou demais parentes e ainda, assim, ter uma casa bacana e confortável. 

Quanto vou gastar para morar sozinho? 

Antes de fazer as malas, que tal pesquisar mais sobre quanto de dinheiro você precisará receber por mês para bancar a sua casa?  Primeiramente, leve em consideração que você precisa assumir despesas, como:  

  • aluguel;
  • condomínio; 
  • água, luz e gás; 
  • internet, telefone e TV por assinatura; 
  • compras de supermercado; 
  • transporte; 
  • lazer; 
  • estudos. 

 Certamente, os gastos variam de pessoa para pessoa, mas basicamente você deverá colocar na ponta do lápis tudo o que precisará gastar para sobreviver.  Portanto, se você não quer dividir o apê com amigos, considere o valor fechado desses itens acima e lembre-se de deixar uma folga no orçamento para eventualidades. Isso porque você também precisará comprar roupas, viajar ou até comprar remédios até fechar o mês, não é mesmo? 

Como organizar meu orçamento? 

Infelizmente, não aprendemos gestão financeira pessoal quando estamos na escola. Mas vamos usar os seus preceitos quando mais precisamos. Portanto, vamos lhe ajudar com algumas dicas de como organizar o caixa para morar sozinho.  Quite suas dívidas anteriores e forme uma reserva de emergência: o ideal é que você tenha uma sobra na poupança ou outra fonte de investimento de, pelo menos, 3 vezes o equivalente ao seu salário atual.  Calcule seus gastos fixos: os seus gastos devem estar na ponta da língua, pois assim você assumirá o controle das suas finanças.  Faça uma estimativa das despesas variáveis: elas são formadas por aquelas despesas que mudam a cada mês, como gastos na farmácia, no salão de beleza ou nas idas aos restaurantes.   Não gaste mais do que você ganha: tenha isso como um mantra, pois é assim que você terá uma boa gestão do seu dinheiro.   Escolha seu novo lar com inteligência: pesquise as opções, leve em consideração a segurança e o estado geral do imóvel, bem como os valores de aluguel e as taxas como IPTU e condomínio.  Decore aos poucos: é difícil montar o seu apartamento ou casa conforme sonhou já no primeiro mês, devido aos custos, por isso vá com calma, mobiliando e decorando conforme o possível. 

A EasyCrédito e o Lugar Certo lhe ajudam!

Para ajudar o jovem que está iniciando agora um projeto de morar sozinho, a parceria entre a EasyCrédito e o portal Lugar Certo é uma ótima saída.  Afinal de contas, a EasyCrédito é uma plataforma on-line que disponibiliza soluções de crédito para quem está precisando de empréstimo, cartão de crédito ou de um programa de refinanciamento.  Sendo assim, se você quer organizar primeiramente as suas contas, quitando dívidas antigas e com uma linha de crédito com juros baixos, a grande solução é o empréstimo da EasyCrédito Afinal, como o próprio nome sugere, a obtenção do crédito é muito fácil. Você só precisará entrar no site da operadora, escolher a opção empréstimo ou refinanciamento no simulador, selecionar o valor e, na sequência, selecionar o número de parcelas. Automaticamente, já aparecerá o valor de cada parcela de pagamento.  Assim, você precisará preencher um formulário com os seus dados de contato e receber as opções disponíveis para concluir o empréstimo pessoal.  Aproveite que você concluiu a leitura no portal Lugar Certo, e faça a sua simulação de crédito agora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário