Páginas

Pesquisar este blog


28/09/21

 

Saiba como prevenir a menopausa precoce


Crédito: Freepik

Apesar de ser um fator natural entre as mulheres, a menopausa preocupa a maioria. Normalmente, esse período acontece a partir dos 50 anos, mas algumas podem desenvolver os sintomas precocemente, a partir dos 30 anos. Embora não haja uma maneira garantida de prevenir a menopausa precoce, alguns hábitos podem amenizar o processo; confira abaixo quais são eles. As informações são da revista “Women’s Health”.

Deixe os vícios

Manter um estilo de vida saudável é essencial para a saúde, pode amenizar os sintomas da menopausa e prevenir possíveis complicações. Para isso, evite fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso, hábitos que podem favorecer a forma precoce do processo.

Pratique exercícios

A menopausa tem como consequência a diminuição dos níveis de estrogênio no corpo, favorecendo o aumento de peso e gordura localizada no abdome, que podem desencadear em doenças cardíacas, diabetes tipo 2, asma, entre outros.

Para prevenir essas consequências, inclua atividades físicas em sua rotina, como caminhar, correr, subir escadas, jogar tênis e fazer musculação, por exemplo. Além de ajudar a prevenir o ganho de peso, esses tipos de exercícios aliados à saúde óssea e podem reduzir o risco e os sintomas de osteoporose, fator comum na menopausa.

Inclua na dieta: cálcio e vitamina D

Manter os níveis de cálcio e vitamina D em dia é crucial para manter a densidade óssea e amenizar o impacto da menopausa. Além de reduzir o risco de osteoporose, esses nutrientes também amenizam as chances de doenças cardíacas. Inclua na dieta: leite, iogurte, queijo, vegetais de folhas verdes, brócolis e salmão. Tomar sol também é essencial e, se necessário, consuma suplementos para suprir a quantidade necessária de vitamina D ou cálcio.

Procure um médico

Faça acompanhamentos anuais com seu médico, pois alguns fatores relacionados à saúde também podem desencadear a menopausa precoce, como tabagismo, quimioterapia e cirurgia nos órgãos reprodutivos femininos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário