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13/09/21

 

Maçã ajuda no controle de peso, de doenças e custa pouco; Entenda os benefícios

Foto: Reprodução
Luiza Toschi
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Cuidar do que se come parece um desafio cada vez mais complicado. Dicas infalíveis, novas descobertas milagrosas e preços altos dificultam a adesão a uma alimentação realmente saudável. Conhecer as características e benefícios de artigos baratos e comuns na rotina alimentar pode ajudar na decisão de comer melhor. Entre produtos industrializados que prometam emagracimento definitivo, melhora na eficiência do sistema digestivo e detox imediato, que tal comer uma maçã por dia? Entenda a ação desta fruta no organismo e faça sua escolha.

De acordo com um ditado inglês, uma maçã por dia ajuda a mantê-lo afastado do médico. E a sabedoria popular parece ter fundamento. Conhecida como a fruta do pecado, a maçã só traz benefícios para o corpo.

— Além de promover saciedade, ajudar no controle do mau colesterol e da glicemia, é uma fruta versátil e barata. Realmente é uma ótima fruta para se comer diariamente — recomenda Aurea Astulla, nutricionista especializada em dietética chinesa.

Rica em fibras e pouco calórica

As fibras atuam no sistema digestivo, associadas a água, regulando a flora e facilitando o trânsito intestinal. Quando consumida com casca e em temperatura ambiente, a maçã fornece fibras solúveis e insolúveis, ajudando na prevenção de doenças digestivas como a prisão de ventre.

Com cerca de 50 calorias a cada 100g, a maçã é tão rica em fibras que demora a ser elaborada pelo organismo e ajuda na sensação de saciedade, apesar de oferecer muito pouca glicose ao corpo. A nutricionista indica que seja ingerida com aveia em flocos, farelo de aveia ou linhaça triturada, que são itens igualmente baratos e acentuam ainda mais a absorção lenta da glicose. Esta característica da fruta ajuda no controle de glicemia, sendo indicada para pessoas com perfil de risco para diabetes tipo 2.

Fibras para cada 100g de fruta

Maçã possui 2,4g

Abacaxi possui 1,4g

Melão possui 0,8g

Melancia possui 0,4g

Redução do colesterol

Uma das fibras presentes em grande quantidade nas maçãs, a pectina, é a responsável por bloquear a metabolização do mau colesterol pelo fígado.

Antioxidante

As substâncias antioxidantes presentes na casca e na polpa da fruta atuam na preservação das células, principalmente do intestino, da ação dos radicais livres, evitando o envelhecimento celular e protegendo de doenças como o câncer de cólon.

Adstringente

Mastigar uma maçã é uma forma de promover a limpeza dos dentes, já que suas fibras e sua textura rígida ajudam na produção de saliva e estimulação das gengivas, ajudando no combate a bactérias que provocam a cárie, por exemplo. Além disso, sua composição ajuda na limpeza das cordas vocais e garganta, sendo comumente usada por profissionais que usam a voz como instrumento de trabalho.

Suco verde à base de maçã ajuda na desintoxicação e na ingestão de vitaminas.
Suco verde à base de maçã ajuda na desintoxicação e na ingestão de vitaminas. Foto: Eduardo Naddar / O Globo

Foto: Eduardo Naddar / O Globo

Outras formas de consumo

A nutricionista Aurea Astulla defende que a maçã entre na rotina alimentar também com criativdade, podendo ser associada com outras frutas em sucos, alimentos salgados e até em forma de vinagre. Veja algumas receitas indicadas pela especialista:

Sucos - o suco natural feito de maçã tende a escurecer, por isso é bom usar um limão, que dificulta essa oxidação. Nesta época do ano, gosto muito de usar uma colher de chá de semente de girassol e uma outra fruta, como o pêssego ou a pera. Quando adicionada uma folha escura como a couve, o suco fica bem completo.

Vinagre - Ele é um ótimo diurético e tem propriedades antioxidante, antiinflamatória e antibiótica.

Salada rica em fibras e antioxidante - Uma ótima opção de salada para regular a atividade intestinal é feita com duas maçãs pequenas picadas e deixadas de molho no suco do limão, três tipos de folhas escuras como rúcula, agrião e chicória, tomate picadinho sem semente mas com pele ou alguns tomatinhos cereja, uma cenoura grande raladinha e meia cebola roxa pequena e meia cebola branca pequenas picadas em rodelas finas. Para o molho costumo usar uma colher de sopa de gengibre ralada, suco de meio limão, três colheres de sopa de azeite de oliva e uma pitadinha de sal.

Compota de maçã - Costumo cozinhar quatro maçãs descascadas em fogo baixo e panela tampada. Depois de bem cozidas, adiciono quatro colheres de uvas passas, uma colher de chá de araruta ou fécula de batata dissolvida em uma xícara de café de água filtrada. Depois de mexer bem, deixo descansar e coloco numa compoteira dentro da geladeira. Esta é um ótimo exemplo de doce saudável.

fonte:https://extra.globo.com/

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