Páginas

Pesquisar este blog


12/10/21

 


Quem nunca passou pelo ~perrengue~ de fazer as unhas e o esmalte descascar em poucos dias? Para evitar esse inconveniente, existem algumas sugestões simples que podem te ajudar.

Pexels/Reprodução Dicas para o esmalte durar mais

CAPRICHO conversou com profissionais para entender como fazer o esmalte durar mais tempo na unha e também desmistificamos algumas dúvidas sobre a aplicação do produto.

Dicas para aumentar a durabilidade do esmalte

  • Tirar o esmalte um dia antes de pintar novamente e deixar a unha natural por pelo menos 24h (sem base). É legal passar hidratante, óleo de rícino, bepantol ou outros produtos para hidratar nesse período, viu?
  • Tomar vitaminas para fortalecimento da unha. Às vezes, o que descasca é sua unha e não o esmalte. Consulte um profissional para investigar isso a fundo!
  • Evite esmaltes velhos e fora da validade. Se possível, leve o seu individual ou sempre pergunte à manicure de sua confiança qual o estado do produto.
  • Fique de olho na textura do esmalte. Mesmo estando no prazo, ele pode acabar engrossando antes do tempo. Se isso rolar, não o utilize.

  • Na esmaltação comum, utilize um bom secante. Já na em gel, aplique um bom selador.
  • Analise se a sua unha é mais oleosa ou sequinha - isso é bem importante! No caso de unhas oleosas, é necessário se atentar à higienização das mãos e dar preferência aos produtos neutros. Por outro lado, quem tem a unha mais seca pode usar hidratantes tranquilamente, porque eles não prejudicam a durabilidade do esmalte.
  • Depois de fazer as cutículas, lave bem as mãos e retire a oleosidade do creme. Outra sugestão é borrifar álcool 70% antes da base.
  • Passe o mínimo de camadas de esmalte possível. Isso depende muito da cor e textura do esmalte, porém tente evitar mais de duas camadas.
  • Peça para a profissional tirar o esmalte da pontinha da unha com um algodão molhado na acetona. Isso ajuda a afinar a camada na ponta e selar melhor.
  • No dia seguinte, passe um extra brilho e, após 3 dias, aplique mais uma camada.
  • Evite o toque direto das pontas das unhas com outras superfícies ou produtos químicos. Se for lavar louça, por exemplo, coloque luvas.

Lixar as unhas antes de aplicar ajuda a fazer o esmalte durar mais tempo?

Lixar ajuda na aplicação do esmalte, mas é importante limpar bem o local para não formar bolhas ou ficar com “poeirinha” nas laterais - tais imperfeições prejudicam o acabamento. O ideal é lixar superficialmente, viu? Por isso, a técnica recomendada seria o polimento feito por um profissional. Caso ela seja feita do jeito errado, pode deixar a unha mais fina do que o recomendável.

Atenção: lixar a unha deve ser uma ação superficial e apenas para alinhar as extremidades. O lixamento incorreto pode machucar as unhas e criar ranhuras e ondulações por sua extensão.

Aplicar a base após o esmalte prolonga o efeito? E usar óleos?

Algumas profissionais acreditam que não é necessário aplicar a base após o esmalte. Para elas, o correto seria passar um extra brilho de preferência no dia seguinte, pois ele seca mais rápido que o esmalte. Passando ele no mesmo dia pode causar uma falsa sensação de secagem rápida, mas as camadas de esmalte mesmo ainda estão molhadas. O uso de óleos nas unhas pode afetar a qualidade do esmalte, procure usá-lo somente para hidratar as cutículas.

Já para a manicure Jane Benedito, a aplicação da base é essencial e ajuda a prolongar o efeito da esmaltação. Fale com a sua nail artist para entender a preferência dela e o que funciona para as suas unhas, combinado?

Deixar a unha por pelo menos uma semana sem esmalte evita que ela descasque?

Se a unha estiver com aspecto natural, com uma cor rosada e não estiver esfarelando, você não precisa esperar uma semana. Em um dia, ela já consegue se auto-hidratar e se recuperar, ficando pronta para uma nova esmaltação. Mas, se estiver com aquelas manchas brancas em, o que costuma acontecer com a unha do pé se ficar com mesmo esmalte por muito tempo, é ideal ficar até mais de uma semana, para que, assim, ela cresça de um jeito saudável antes de pintar novamente. Nesse meio tempo, não aplique nada nem mesmo a base.

O recomendável é passar bastante creme com ureia, óleo de rícino e outros produtos para ajudar na hidratação da unha. Ah, essa pausa não irá fazer o esmalte durar mais, tá? Mas, vai ajudar a deixar sua unha ainda mais saudável.

Vale lembrar que a unha é uma célula queratinosa morta, ou seja, ela não adere vitamina e cálcio em sua base. A melhor maneira de hidratá-la é usando óleos específicos, massageando em volta da cutícula para penetrar na matriz ou optando por suplementos para unha e cabelo que ajudam no fortalecimento. Também é válido fazer um acompanhamento médico, pois, muitas vezes, as unhas enfraquecem por algum motivo relacionado ao seu organismo, viu? Como problemas na tireoide, imunidade fraca, anemia e até doenças mais graves. Observar esses detalhes é importante, afinal, suas unhas dizem muito sobre a sua saúde.

Esperamos que com essas dicas, seu esmalte dure pelo menos uma semaninha, né?

Quem deu as informações: Fabi Ferreira, nail designer do espaço Fabi Ferreira; Ana Caroline Gomes de Matos, manicure cadastrada na Singu; Mayara Nascimento, manicure cadastrada na Singu; Jane Benedito, manicure cadastrada no GetNinjas; Ana Zito, manicure do Santo Salone; Carol Peixoto, nail designer.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário