Páginas

Pesquisar este blog


22/10/21

 

Conheça os principais cuidados com a saúde entre os 20 e 30 anos

Crédito: Freepik
Apesar de a saúde ser um dos pilares da vida, nem sempre é a maior prioridade das pessoas. Às vezes, devido à sobrecarga diária, adiar esse cuidado se torna uma prática comum, mas pode ser extremamente prejudicial a médio e longo prazo, segundo a médica de família Janine Darby. As informações são do “Real Simple”.

“A prevenção é melhor que a cura. Realizar anualmente exames médicos pode ajudá-la a entender seu corpo e desenvolver hábitos positivos que configuram sua saúde para um maior sucesso no futuro”, garante a especialista.

A partir dos 20 anos, manter a rotina de prevenção à saúde é essencial, mesmo para quem não tem doenças pré-existentes. Confira a seguir os principais cuidados anuais:

Vacinas

Manter as vacinas em dia é fundamental para prevenir uma série de doenças graves e até fatais, como hepatites, meningite, febre amarela, gripe, Vírus do Papiloma Humano (HPV), Covid-19, entre outras. 

Apesar de a grande maioria ser de obrigatoriedade durante a infância e adolescência, vale conferir se a carteira de vacinação está realmente em dia, bem como garantir a imunização nas campanhas que acontecem em sua cidade.

Clínico geral

Segundo Janine Darby, não pode faltar uma consulta anual com um clínico geral. Como já diz a especialização, esse profissional poderá te avaliar de forma abrangente e, se necessário, te encaminhar para outros especialistas.

Ginecologista

Os ginecologistas são especialistas em saúde feminina, por tanto, tratam de tudo referente ao sistema reprodutivo, incluindo vagina, menstruação e saúde sexual. Além de te avaliar, esse profissional pode solicitar alguns exames preventivos fundamentais, como papanicolau, ultrassons e mamografia.

A ginecologista e obstetra Staci Tanouye ressalta que essas visitas são especialmente importantes para mulheres na faixa dos 20 e 30 anos, visto que esses costumam ser os primeiros anos de reprodução. 

Exames de DST

Ainda que você tenha parceiro(a) fixo(a), realizar exames de doenças sexualmente transmissíveis (DST) é fundamental. Além de transmissíveis, essas condições podem causar uma série de complicações, como problemas neurológicos, doença inflamatória pélvica, infertilidade, imunodeficiência e câncer. 

Dermatologista

Os cuidados com a pele vão além da questão estética, são sinônimos de saúde. Portanto, consultar um dermatologista é essencial para avaliar a derme e identificar se há ou não condições que podem resultar em doenças, como melanoma. 

Essa consulta é imprescindível para todas, essencialmente para quem costuma estar exposta ao sol com frequência e/ou tem histórico familiar de problemas dermatológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário