Páginas

Pesquisar este blog


08/10/21

Quanto sal devemos consumir ao dia e que alimentos evitar?

 


Cinco gramas (uma colher de chá) é o máximo de sal que devemos consumir diariamente, segundo a Organização Mundial da Saúde. Entretanto, a quantidade ingerida pela população mundial é o dobro da recomendada: entre 9 e 12 gramas. Exagerar neste ingrediente pode acarretar doenças cardíacas e cerebrovasculares, além de hipertensão.

Surpreendentemente o pão é um dos alimentos que costuma conter mais sal. Em apenas uma fatia, podemos estar consumindo até 400 miligramas de sal. Escolher uma receita adequada é o ideal.

Antes de comprar qualquer alimento, é importante ler com atenção os ingredientes descritos nas embalagens e evitar os que tenham alto teor de sódio (o elemento básico do sal).

Pode parecer difícil, mas desacostumar o paladar dos sabores salgados é possível, além do mais, permite a descoberta de novos ingredientes.

Os alimentos frescos são sempre a melhor opção para a saúde, porque podemos controlar a forma que são preparados e os ingredientes utilizados.

Embora tenha a fama de ser “mais natural”, o sal marinho tem exatamente os mesmos efeitos que outros tipos de sais, com o qual é importante consumí-lo com moderação.

Deixar o saleiro na mesa só vai atrair ainda mais os comensais a utilizá-lo na hora das refeições.

Os produtos preparados a partir de outros queijos podem conter um alto teor de sal. Prefira os queijos puros, sem emulsionantes, corantes e adição de sal.

Os cereais de caixa, que costumamos consumir no café-da-manhã, não só contêm muito açúcar como também uma quantidade elevada de sal.

Repetimos a recomendação: se decidir comprar estes produtos, verifique na embalagem o percentual de sal que contêm.

Produto com um alto teor de sódio: 5,7 gramas por cada 100 gramas de molho de soja. Evite exagerar no consumo.

Se seguirmos todos estes conselhos, nossa saúde agradecerá!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário