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22/11/21

7 dicas para manter o alto-astral

 


 Fornecido por João Bidu Espante as energias de baixa vibração e viva com mais disposição - Shutterstock.

Não tem jeito, tem dias que o desânimo irá bater na porta. A apatia, a tristeza ou o estresse podem mexer com a nossa energia, atrapalhando nos estudos ou no trabalho, e é necessário lidar com esses sentimentos para que eles não se tornem frequentes. 

1. Respire!

respiração é uma ótima opção para momentos em que as emoções não estão cabendo no peito. Então, quando bater a ansiedade, estresse ou a tristeza, respire fundo lentamente. Inspire e expire de forma prolongada, soltando o ar aos poucos, enquanto isso, preste atenção no seu corpo, no seu batimento cardíaco, e sinta normalizar o ritmo. Faça isso quantas vezes for necessário até se acalmar. 

2. Meditação ativa

Se você não consegue sossegar para meditar, a meditação ativa é perfeita para você porque ela pode ser feita enquanto você faz qualquer tarefa. Basta você prestar atenção na atividade que você está fazendo: note o ambiente, sinta seu corpo se mexendo, nos toques, nas texturas, no cheiro do local, no passo a passo da atividade e deixe os pensamentos vir e ir.  

3. Mindfulness

A prática visa nos tirar do piloto automático para viver o presente, impedindo que pensamentos inquietos do passado ou do futuro invadam a mente e ativem a crise de ansiedade. Mindfulness nada mais que atenção plena, com alguns exercícios simples você consegue aplicá-la na sua rotina facilmente. 

Sugestão de exercício: quando for escovar os dentes, preste atenção na cor da escova, o aroma da pasta de dente, nos movimentos que faz com a mão, olhe o seu reflexo no espelho e pense em cada atitude que fizer para realizar a tarefa. Preste atenção em cada detalhezinho até terminar. Faça com calma e depois repita isso com outras tarefas do dia a dia. 

4. Yoga ou alongamento

Não precisa ser nada complicado e demorado, faça algo simples que ajude a movimentar o corpo do início do dia. Seu corpinho precisa liberar os hormônios da felicidade que são a dopamina e a serotonina, e os exercícios físicos são ótimos para isso! 

Separe uns 20 minutinhos do seu dia para fazer yoga ou alongamento, comece fazendo na cama mesmo antes de levantar para ajudar a acordar e aquecer o corpo enquanto ouve uma música ou seu podcast preferido. Sua disposição vai melhorar muito depois disso!

5. Pense positivo!

Sabemos que às vezes é difícil ser otimista, mas precisamos pensar positivo para exercitar a Lei da Atração, ou seja, você é o que pensa e você tem o que deseja! Para te ajudar a se manter positivo, escreva em um papel ou bloco de notas do celular 5 motivos para ter gratidão e 5 desejos que quer realizar em 3, 6 meses ou em um ano. Escreva sempre afirmando como, por exemplo:  "eu vou conseguir um novo emprego". Leia essa lista todos os dias e visualize você conquistando o que deseja.

6. Recompensas

Você merece o mundo sempre e se recompensar no final do dia é essencial para manter o bom humor. Não deixe de comer algo gostoso, de ouvir sua playlist preferida, assistir sua série conforto ou ler aquele livro que você estava ansioso(a) para explorar. Tenha um momento do dia para fazer algo que te agrade e consiga desviar os pensamentos das obrigações por um momento. 

7. Durma bem

Não existe dica que consiga combater o mau humor de um corpo cansado. Defina um horário para dormir e planeje seu dia sem ultrapassá-lo, é importante seguir a risca para que seu corpo acostume e entenda o novo horário. 

Para conseguir dormir, você pode tomar um chá de camomila ou suco de maracujá antes de deitar e fazer meditação para pegar no sono. 

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