Páginas

Pesquisar este blog


28/12/21

 

É verdade que a menstruação para na água? Ginecologista explica


Crédito: Pexels

Menstruar também significa que, diariamente, você precisa analisar alguns mitos para descobrir o que é verdade e o que não é. Ficar grávida durante sua menstruação, por exemplo, é algo que pode perfeitamente acontecer. Já ter uma “sincronização” com suas amigas é mais um mito popular. No entanto, existe uma dúvida bem específica que paira sob a mente de muitas mulheres: menstruação para na água? Entenda com informações da “Women’s Health”.

É preciso deixar claro que a própria água nunca fará seu sangue desaparecer. “Não importa se você está na água ou no topo de uma montanha, sua menstruação ainda vem”, diz Michele Haughton, ginecologista e obstetra da Weill Cornell Medicine e NewYork-Presbyterian, Estados Unidos. “Basicamente, sem falar em problemas médicos (como distúrbios hormonais), você vai continuar menstruando se entrar no mar ou não”, explica. É possível concluir que, infelizmente, passar a semana em uma banheira não é uma maneira eficaz de pular essa “visita” mensal.

Uma questão de física

Contudo, entrar na água pode fazer parecer que sua menstruação foi embora. Isso graças à pressão da água ao redor da vagina, que pode neutralizar a força da gravidade que ajuda o sangue a sair do seu corpo. Não há mágica biológica acontecendo aqui, é tudo físico. “Quando você está na água, há alguma pressão oposta acontecendo”, explica a ginecologista.

Lembre de sua aula de física do ensino médio: você se recorda de ter estudado “flutuabilidade”? Ela é a força ascendente que um líquido exerce para combater o peso de um objeto. Haughton esclarece: “A água tem muito mais resistência do que o ar. Então ela pode neutralizar o sangue que sai da vagina”. Essencialmente, a água não faz a menstruação “parar”, mas pode bloquear sua saída. “Se você planeja entrar na banheira ou nadar sem usar absorvente interno ou coletor menstrual, tenha certeza de que não haverá um rastro vermelho atrás de você”, completa.

A maioria das mulheres sangra apenas 60 mililitros (cerca de três a quatro colheres de sopa) durante cinco dias inteiros. Mesmo que você fique livremente numa piscina por cinco horas, não há como a água se transformar no Mar Vermelho com essa quantidade de sangue saindo do seu corpo.

Existe outro mito bizarro que também precisa ser esclarecido: não há absolutamente nenhuma chance de que essa pequena quantidade de sangue menstrual atraia algum tubarão. “Sempre que ouço o mito dos tubarões, penso: ‘Quanto vocês acham que estão sangrando?’”, brinca Haughton.

Isso significa que eu não preciso usar absorventes internos na água?

Mesmo que seu período tenda a ser leve, absorventes e coletores menstruais podem salvá-la quando você sair da água. “No momento em que você sair da água, o sangue começará a fluir novamente”, explica a médica. Eles também são úteis se você tiver muitos coágulos sanguíneos, pois não há garantia de que a pressão da água neutralize um coágulo, em comparação com gotas de sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário