Páginas

Pesquisar este blog


05/01/22

 

Xô, gripe! 5 alimentos que amenizam a doença e quais devem ser evitados


Crédito: Pexels

A gripe está em alta no Brasil e tem sintomas semelhantes à covid-19, portanto é preciso realizar ambos os testes para diagnosticar a real causa e iniciar o tratamento adequado. Independentemente da condição, ter uma alimentação saudável é essencial para impulsionar a imunidade e fornecer energia e nutrientes durante a recuperação das doenças. Por isso, com informações do “Healthline”, listamos cinco alimentos que amenizam a gripe e quais devem ser evitados durante esse período; veja:

Canja de galinha

Canja ou sopa de galinha são boas opções, pois combinam os benefícios da ave, que fornece ferro e proteínas, com os nutrientes dos legumes verduras

Você pode comer canja durante todo o período da doença — isso ajudará a mantê-la hidratada e saciada. No entanto, é preciso se atentar a quantidade de sal.

Alho

Não, alho não é apenas coisa de avó. Durante séculos esse alimento é utilizado na medicina alternativa para tratar diferentes doenças. Além disso, estudo comprova que o consumo de suplementos de alho em adultos com gripe reforça a imunidade e ameniza os sintomas

Para conquistar os benefícios do alho, vale apostar em suplementos com esse composto, ou caprichar na quantidade para temperar outros alimentos, ou mesmo consumi-lo cru desde os primeiros sinais da doença.

Iogurte natural

Segundo um estudo com ratos, publicado na revista “Imunofarmacologia Internacional”, o iogurte natural contém proteínas e pode ajudar a aliviar dores de garganta e estimular o sistema imunológico. No entanto, é preciso evitar opções com adição de açúcar.

Vitamina C

A velha conhecida vitamina C é essencial para amenizar a gripe e fortalecer a imunidade. Além dos suplementos, alguns alimentos são ricos desse nutriente, como laranja, abacaxi, acerola, kiwi, carambola, caju, tangerina, couve, brócolis e repolho roxo.

Folhas verde-escuras

As folhas verde-escuras, como espinafre, couve e outras verduras, também são ótimas opções para melhorar o sistema imunológico, graças a composição de vitamina C e E.

Mantenha a hidratação

A gripe favorece a desidratação, por isso é importante manter-se hidratado durante todo o tratamento contra a doença. Além do consumo diário de água, vale apostar em:

• Caldos;

• Chá de gengibre;

• Chá de ervas com mel;

• Chá de mel e limão;

• Sucos naturais.

O que evitar

Saber o que evitar é tão importante quanto o que se deve comer. Quando estiver gripada, evite os seguintes itens:

• Bebidas alcoólicas — prejudicam o sistema imunológico e causam desidratação;

• Cafeína — bebidas como café, chá preto e refrigerante podem deixá-la mais desidratada, além de serem opções ricas em açúcar;

• Alimentos duros ou irregulares — bolachas crocantes, batatas fritas e alimentos com texturas semelhantes podem agravar a tosse e a dor de garganta;

• Alimentos processados — são pobres em nutrientes e prejudicam ainda mais os sintomas da gripe

Nenhum comentário:

Postar um comentário